2 minutos de leitura

O que são dados em informática e Internet das Coisas? 

Os dados em informática são a base para o funcionamento de tecnologias como a Internet das Coisas, permitindo que objetos do dia a dia se conectem e troquem informações. Neste artigo, exploramos como os dados impulsionam inovações e transformam nossa relação com a tecnologia. Confira!
O que são dados em informática e Internet das Coisas? 

Um tema que sempre aparece como base de conversas sobre análise de dados, computação, tecnologia e futurologia é a ideia de dados em informática. 

O quê é isso afinal e por quê é tão importante? 

A gente já falou aqui sobre a definição geral de dados. Mas hoje vamos trazer uma outra discussão para a mesa: a ideia de dados em informática. 

A definição técnica desse conceito é “um dado é uma unidade básica de informação que é usada para representar um valor ou uma medida”. 

Isso quer dizer que os dados conseguem compor algoritmos com instruções, que são processadas por uma máquina (física ou virtual) e ensinam para ela quais tarefas devem fazer e como devem fazer essas tarefas. 

A importância disso é bem clara no processamento das atividades e possibilidades que esses dados geram. E isso fica ainda mais evidente quando falamos em Internet das Coisas. 

Para contextualizar, a Internet das Coisas é esse conceito de integrar pequenos processadores em objetos do dia a dia. Isso permite que nosso celular possa conversar com a máquina de café, por exemplo. 

Não precisa nem dizer que os dados nesse contexto de informática têm um papel central nisso, né? 

Com esses dados cheios de informações e instruções armazenados em microprocessadores, disco rígidos e até na nuvem, os objetos do nosso dia-a-dia ganham a habilidade de se comunicar com outros sistemas, como celulares e computadores. 

E tendo em vista a evolução da integração da tecnologia física e digital, os dados ficam cada vez mais presentes e podem trazer mais possibilidades de inovação para computadores, softwares e até em objetos que a gente usa todo dia. 

E aí, como você e sua empresa estão se preparando para operar e entregar valor nessa nova realidade? Se precisar de ajuda com a estratégia de dados é só clicar aqui!

BLOG

Fique por dentro

2 minutos de leitura

Adeus ao “print & planilha”: mini-guia de automação de BI

Automatize relatórios conectando a fonte direto, padronize a transformação, agende o pipeline e publique dashboards que se atualizam sozinhos.
3 minutos de leitura

Automação que se paga em 30 dias com Pipefy

Em 30 dias, dá pra reduzir retrabalho e atrasos implementando Pipefy com: etapas claras, checklists, validações, SLA por etapa, alertas e 1–2 integrações essenciais. Ganho

3 minutos de leitura

3 motivos que tornam o Pipefy indispensável para seguradoras

Confira agora os 3 motivos pelos quais o Pipefy se tornou indispensável para seguradoras modernas — desde agilidade operacional até automação estratégica.

Compartilhe!

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram